03 março 2012

Compras virtuais e o Direito do Consumidor

"Pandora". Autoria de blackeri. Extraída do DeviantArt.
     Os últimos posts deste blog compõem a série "Compras virtuais e o Direito do Consumidor". Em que pese possa parecer oportunista, ela foi pensada há tempos, quando decidi criar o VND, em setembro de 2011.

     Com o aumento crescente de compras realizadas pelo meio virtual e a "febre" das "lojinhas", questionei-me: "mas será que os proprietários de tais 'lojinhas' sabem das implicações legais do que fazem?". E, diante das recentes discussões na blogosfera, uma nova pergunta sobreveio: "mas será que os consumidores das 'lojinhas' sabem dos seus direitos?".

    Já realizei diversas compras no meio virtual, tanto em lojas "grandes" quanto em lojas "pequenas". Já fiz encomendas e já comprei desapegos. Procuro me precaver como posso, mas confesso que já baixei a guarda. Sou advogada, mas, como frisei em todos os posts, sou humana. E, logicamente, sinto ainda mais raiva por ter baixado a guarda...

     Mas resolvi ativar o blog justamente agora numa tentativa de transformar a minha raiva e a minha decepção em algo bom e produtivo. Ora, se eu, que deveria ter utilizado meus conhecimentos de Direito para antever os resultados maléficos, falhei, que dirá outras pessoas que trabalham em outras áreas!

     Assim, quero que você veja estes posts como um guia para leigos, como um aconselhador para os que se viram lesionados por algum meio e não sabem como proceder. Tentei utilizar uma linguagem bastante acessível, porém, como alertei em cada post, sei que o assunto é chato e que meus textos são longos. 

    Como alertei, também, não é uma afronta a nenhuma loja, blog ou similar, uma vez que, reitero: estes posts foram idealizados em setembro de 2011. E, justamente por isso, não permitirei, em eventuais comentários, qualquer tipo de ataque, apontamentos ou mensagens difamatórias, ainda que indiretamente. 

     Apenas para melhor organização, a série "Compras virtuais e o Direito do Consumidor" compõe-se dos seguintes posts:



      Abraços,

myfreecopyright.com registered & protected
Licença Creative Commons
Postado por Stelle Semijoias

2 vaidosos comentaram:

carla disse...

Olá Júlia, boa tarde.
Primeira vez que acesso o seu divã e estou feliz em passear por aqui. Gostei da clareza dos textos, os temas abordados, e achei fantástico esse "guia" para esclarecer questões que muitas vezes, nem o consumidor e nem o comerciante, tem o conhecimento. Infelizmente o acesso aos termos de nossa legislação são confusos né? Tento buscar uma determinada lei e passo horas tentando chegar na informação que preciso. Bendito google!

Beijo grande e muito sucesso em sua vida.

Ara
@MaosLindas
Facebook.com/MaosLindas

Stelle Semijoias disse...

@ARA MARIANO

Oi, Carla! Seja muito bem vinda! Que bom que meu texto foi útil a você! Se tiver alguma dúvida, não se acanhe, viu? Pode perguntar por aqui mesmo e, se eu puder, ficarei grata em poder te ajudar!

Beijo grande, e muita paz, saúde e sucesso pra todos nós! =D

Postar um comentário

Todas as opiniões expressas em comentários publicados não representam a opinião da autora deste blog, nem a sua conivência com a posição do autor da mensagem publicada. Todos os comentários são moderados. Não serão aceitos comentários indecorosos ou ofensivos.